O que é o Toner?

O toner é um pó fino que por meio de um processo específico chamado eletrofotografia, permite a reprodução de imagem ou texto.Como pó que é vem acomodado em garrafas ou tubos ou recipientes adequados para substituição.

Há duas categorias principais de pó de toner que são usadas hoje em máquinas impressoras e fotocopiadoras - o toner monocomponente e bi-componente. Há também um terceiro tipo considerado um híbrido dos dois primeiros mencionados e o toner líquido (raramente usado na atualidade).

O Toner mono componente é só o pó (Toner), enquanto que o toner bi-componente é composto pelo toner própriamente dito misturado com uma espécie de "limalha de ferro" a que vulgarmente se chama de developer, starter ou revelador.Normalmente este componente servr de suporte para o Toner, pois é este que vai ser transferido para a fotocópia.

Processo de Fabricação

A matéria-prima é misturada em máquinas especiais, é onde se ajusta a formulação do futuro toner. Por temperatura, a resina derrete e se mistura com o óxido de ferro e o negro de fumo. O material derretido é vertido para formar uma lâmina, onde esfria e endurece. Esta lâmina é quebrada em um processo chamado "CRAKING". O produto resultante são umas partículas chamadas "PELLETS" ou "CHIPS"; estas são levadas a um moinho dotado de uma pressão de atrito muito alta. O pó de toner resultante deste processo vai a uma máquina classificadora, as partículas maiores fora de especificação voltam ao moinho para serem trituradas, as muito finas são levadas a um recipiente e eliminadas do processo.

O tipo de toner a ser usado é determinado por vários fatores: velocidade e qualidade da impressão, característica da impressora, entre outros. A matéria-prima para fabricação do toner é escolhida por suas propriedades eletrofísicas. Convém informar de que actualmente algumas pessoas chamam Toner às "cassetes" ou "cartridges", que colocam na impressora. Este conceito está errado pois quando substituimos o "toner" da impressora estamos a substituir um conjunto de vária peças que constituem o que chamam de "toner", quando deveria ser chamado de Cartridge ou Cartucho.

 

Pedido Toner ou Consumivel